Adotar uma estratégia de marketing de conteúdo é algo essencial para empresas que desejam atrair e reter os seus clientes.

Nesse sentido, mesmo sendo um assunto que vem sendo amplamente discutido, muitos possuem dificuldade em montar tais estratégias ou não se sentem seguros para implanta-las.

Mostrar como criar uma estratégia de marketing de conteúdo

Quando uma empresa opta por apostar em estratégias de marketing de conteúdo, ela consegue fazer a conexão do reconhecimento da sua marca no mercado, com aumento de leads e autoridade digital.

Da mesma forma, a empresa acaba conseguindo um melhor retorno financeiro com investimentos de marketing mais baratos.

É necessário entender que adotar uma estratégia de marketing é um processo contínuo, que exige um pouco mais de dedicação e conhecimento em marketing.

Ao mesmo tempo, que pode tornar todo esse processo em algo mais complexo, pode também, obter resultados surpreendentes.

Para que suas estratégias possam dar certo, um bom planejamento é essencial, igualmente, mantendo o foco e objetivo claro, pois isso facilita todo o processo.

Você deseja aprender a montar uma estratégia de marketing de conteúdo que realmente funcione?

Então você com certeza está no local certo, pois hoje iremos ensinar a montar uma estratégia que realmente funciona e irá alavancar o seu negócio.

Como montar uma Estratégia de Marketing de Conteúdo

1 – Defina quais são os seus objetivos de sua estratégia de marketing de conteúdo

Em qualquer estratégia, independente da área, é necessário todo um planejamento para que objetivos específicos sejam alcançados.

Da mesma forma, isso também acontece com a estratégia de marketing de conteúdo.

Antes de montar as suas estratégias de marketing de conteúdo para a sua empresa é necessário que você defina objetivos específicos e atuais.

Isso facilitará todo o seu caminho ao sucesso, tornando o percurso mais simples de trilhar, com mais consistência, e de forma que também faça sentido.

2 – Defina as suas metas

Com os seus objetivos definidos, em seguida você deve definir as suas metas.

Todavia, o seu objetivo consiste no que você deseja alcançar.

Sua meta se trata dos meios quantitativos que você irá utilizar para conseguir alcançar o objetivo.

Portanto, é essencial que você defina de forma quantitativa e com prazos as suas metas.

3 – Conheça o seu público

Como você pode criar conteúdo para alguém que você não sabe quem é? O que gosta? Como vive?

Bom, um dos passos mais importantes para montar as suas estratégias de marketing de conteúdo é você conhecer para quem você cria o conteúdo.

Dessa forma é possível produzir conteúdos mais assertivos em relação a linguagem usada e ao próprio conteúdo.

Assim, é necessário estudar o mercado em que você atua para conhecer de fato o seu público.

Quando você conhece o mercado e os seus concorrentes você enxerga de modo mais claro quem são os verdadeiros interessados em seus produtos ou serviços.

Além disso, você deve conversar com possíveis interessados no que você vende e elabore uma pesquisa de perfil dos seus potenciais clientes.

Dessa forma, fica mais fácil de saber qual caminho verdadeiramente você deve seguir.

4 – Defina a sua persona

As personas são personagens fictícios que representam o seu público alvo, onde o seu objetivo é te mostrar quem é o seu cliente ideal.

É importante saber, como ele age, quais são suas dores e outras informações que podem ser fatores decisivos para o ato de efetivação da compra.

Entender o que realmente o consumidor deseja é algo que toda e qualquer empresa, que espera ser bem-sucedida, deve fazer.

Como resultado, as personas bem definidas, podem te ajudar muito nessa questão.

Atualmente, é praticamente impossível criar conteúdos relevantes sem ter algumas informações fundamentais sobre seu persona, como por exemplo:

-> saber dos seus comportamentos,

-> conhecer os interesses desse persona,

-> descobrir as necessidades do seu cliente ideal e,

-> ter conhecimento do que realmente você pode fazer para resolver o seu problema.

5 – Utilize o funil de vendas

O funil de vendas é utilizado no inbound marketing, outra estratégia de marketing de conteúdo que falaremos em breve.

O funil ajuda a atrair e converter o cliente de modo mais assertivo, facilitando assim o seu processo de venda.

Ele possui três etapas:

-> o topo do funil,

-> o meio do funil e,

-> o fundo do funil.

No topo do funil estão os visitantes e os leads, no meio as oportunidades e no fundo os clientes.

Nas estratégias de marketing o visitante é atraído para a sua página e fica no topo do funil.

Nessa fase ele aprende, descobre e reconhece que tem um problema que precisa ser solucionado.

No meio o visitante começa a levantar as suas possíveis soluções e no fundo do funil ele realiza a compra.

Entenda todo esse processo de compra porque é essencial para montar uma estratégia de marketing de conteúdo que funcione.

Além disso, conhecendo o funil de vendas, você consegue guiar o seu cliente melhor e consegue oferecer uma melhor experiência de compra.

6 – Identifique e use bem as palavras chaves

Em todo conteúdo você deve trabalhar bem as palavras chaves e caso haja dificuldade em defini-las, você pode usar algumas ferramentas gratuitas, como por exemplo:

-> Google Keyword Planner,

-> Google Trends,

-> WordZe,

-> entre outras.

Ao trabalhar as palavras chaves você deve ter um texto muito bem otimizado no SEO (em Português significa Otimização para mecanismos de busca).

Dessa forma, aumenta a relevância da sua página e possibilita estar nas páginas iniciais dos resultados dos mecanismos de busca.

7 – Crie um calendário periódico de criação e distribuição do seu conteúdo

Um ponto importante ao qual muitos esquecem é que é necessário ter uma boa consistência na criação e distribuição de conteúdos.

Defina uma agenda clara e objetiva sobre a criação e distribuição dos seus conteúdos.

Além de ajudar a ter maior controle sobre os seus conteúdos, será possível manter uma maior organização quanto as suas ações de estratégias de marketing.

8 – Faça análise das métricas da sua estratégia de marketing de conteúdo

Por último, faça uma avaliação para ver o que de fato está funcionando e o que pode ser melhorado.

Essa avaliação é uma análise das suas métricas de marketing e que não pode deixar de ser realizada.

Mostrar como criar uma estratégia de marketing de conteúdo

Embora sejam muito importantes para alcançar sucesso na internet, muitos esquecem que elas devem ser analisadas.

Essa é uma ação que deve ser realizada com cuidado por servirem como uma espécie de guia na estratégia implantada.

Portanto, não esqueça de analisá-las de forma periódica para entender o que tais métricas estão querendo te mostrar.

Portanto…

Uma boa estratégia de marketing de conteúdo é essencial nos dias de hoje, principalmente diante da alta concorrência que surge cada vez mais na internet e por conta dos clientes serem cada vez mais exigentes, não somente com relação à qualidade dos produtos e serviços prestados, mas também com relação ao conteúdo.

Portanto, comece hoje mesmo a colocar em prática o que ensinamos, monte hoje mesmo sua estratégia e comece a alavancar as suas vendas e faturar muito mais!

Entre em contato para tirar qualquer dúvida, deixe seus comentários, estarei à disposição.

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    2020-09-17T15:05:21-03:00Por |Sobre Marketing de Conteúdo|

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